Fique conectado com a gente

Olá, o que você está procurando? 22856

Saúde 4l2f51

Doenças respiratórias em alta: pediatra fala sobre sinais de alerta e cuidados essenciais com crianças durante o tempo frio e seco 3ss57

Profissional reforça que a higiene frequente das mãos, o uso de máscara em locais fechados, uma boa ventilação dos ambientes e manter a vacinação em dia são medidas eficazes de prevenção

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Com a mudança de estação e a queda da umidade relativa do ar, os casos de doenças respiratórias crescem de forma significativa em Goiás. Apenas em 2025, Goiás teve mais de 3.760 casos de doenças respiratórias, um aumento de 26% em comparação ao mesmo período do ano ado.

O Hospital Israelita Albert Einstein Goiânia, referência em pediatria e cuidados especializados, alerta para os principais riscos e sinais que devem acender o alerta em pais e cuidadores.

Em geral, doenças respiratórias, como gripe, bronquiolite, rinite e até pneumonias, são causadas por vírus e bactérias transmitidos por gotículas respiratórias no ar, especialmente em ambientes fechados e com aglomeração, ou pelo contato com superfícies contaminadas.

O médico pediatra José Augusto Jr., do Einstein Goiânia, explica que o tratamento depende da causa e da gravidade dos sintomas. Em geral, repouso, hidratação e controle dos sintomas são suficientes. Em casos mais graves, no entanto, como em certas infecções bacterianas, pode ser necessário o uso de antibióticos ou internação.

De acordo com o especialista, os sinais de alerta incluem febre persistente, dificuldade para respirar, chiado no peito, prostração, recusa alimentar e coloração arroxeada nos lábios ou extremidades. Nessas situações, é essencial procurar atendimento médico imediato.

Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas (como asma, diabetes e doenças cardíacas) estão mais vulneráveis a complicações.

O pediatra reforça que a higiene frequente das mãos, o uso de máscara em locais fechados, uma boa ventilação dos ambientes e manter a vacinação em dia são medidas eficazes de prevenção. Atualmente, a cobertura vacinal para gripe é de apenas 16,54% do público-alvo em Goiás.

Leia também 6o3s5y

Cidades 53414c

Ações emergenciais anunciadas em Anápolis vão reforçar a rede municipal até a entrega da UPA Central e do Hospital Georges Hajjar, que estão em...

Famosos 1k241n

Jornalistas destacam sucesso do Programa Silvio Santos em Goiás; emocionada, apresentadora agradeceu à homenagem

Geral 2g3t6j

Juros altos dificultam controle das contas, ressalta a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás; índice de devedores cresceu quase 7% em abril...

Dicas 3v6b6

Estabelecimentos participantes desenvolvem receitas inéditas, inspiradas nas tradições da cozinha regional